sexta-feira, 27 de junho de 2014

Desempenho de Portugal no Mundial 2014 || Foi demasiado mau enquanto durou

Paulo Bento não pode ser crucificado pelo humilhante afastamento da competição numa fase tão precoce. O treinador trabalhou um 11 base e era difícil modifica-lo porque acreditava nele. No entanto, os jogadores perderam fulgor ao longo destes 2 anos e as escolhas podem ser criticáveis. Além disso, Portugal não tinha muito mais escolhas que estas. Paulo Bento errou ao não apostar mais cedo no meio campo formado por William-Amorim-Moutinho pois dá muito mais dinâmica e garantias. Além disso, William e Amorim são tecnicamente e taticamente mais evoluídos que Veloso e Meireles. Também André Almeida e Ricardo Costa são jogadores mais completos que João Pereira e Bruno Alves. A ponta de lança a Seleção continua sem soluções.
Portugal apesar de se despedir com uma vitória deixou uma má imagem neste Mundial.

Jogador
Classificação
(1-20)
Observação
Beto
15
Claramente o melhor GR dos 3. Participou em 2 jogos e sofreu 3 golos muito devido à desorganização defensiva dos defesas.
Eduardo
N.A.
Não Avaliado. Jogou apenas cerca de 5 minutos.
Rui Patrício
3
Péssimo. É o pior dos 3 GR e nem merecia ser convocado. Péssimo com as mãos, horrível com os pés. Jogou 90 minutos e sofreu 4 golos. A lesão foi o melhor que aconteceu.
André Almeida
15
Jogou 70 minutos (25 contra a Alemanha e 45 contra os EUA) e esteve em grande plano, mesmo lesionado e mesmo não sendo a posição onde rende mais.
Bruno Alves
2
É o pior DC dos 4. Jogou os 3 jogos e esteve mal em todos. Ofereceu golos ao adversário, esteve praticamente sempre mal posicionado e é muito mau tecnicamente.
Fábio Coentrão
12
Jogou 65 minutos contra a Alemanha. Grande jogador que teve o infortúnio de se lesionar. Se não fosse a lesão poderia ter sido dos melhores.
João Pereira
6
Fraco. Jogou melhor frente ao Gana mas mesmo assim não tem estaleca para a seleção. Antes fez 2 jogos horríveis. André Almeida é bastante superior e até Amorim nesta posição rende muito mais.
Neto
N.A.
Não Avaliado. Não jogou.
Pepe
7
Tinha tudo para ser o pilar da defesa mas uma infantilidade deitou tudo a perder. Prejudicou a equipa num momento decisivo e o afastamento precoce deve-se muito a ele. A diferença de golos no final explica isso.
Ricardo Costa
14
Era ele que deveria fazer dupla com Pepe. Esteve bem e fez um corte decisivo frente aos EUA em que evitou o golo do adversário.
João Moutinho
13
Fez 2 jogos fracos e um razoável. Pode render muito mais.
Miguel Veloso
8
Este mal posicionado em vários momentos dos jogos e é bastante lento.
Raul Meireles
4
Muito fraco. Sempre que jogou mais valia nem jogar. Já não tem pernas para estas andanças.
Rúben Amorim
12
Foi pena não ter mais oportunidades porque merece fazer parte do 11. Deu consistência à equipa e é taticamente esteve bem.
William Carvalho
16
Com ele a meio campo a equipa nem parece a mesma. Joga simples e isso é bom. Fez vários desarmes e criou jogadas perigosas.
Cristiano Ronaldo
8
Não existiu nos 2 primeiros jogos e esteve muito aquém do esperado no jogo frente ao Gana. Marcou apenas 1 golo neste Mundial (participou em 3 Mundiais e marcou apenas 3 golos) e esteve em baixo de forma. Andou os jogos todos quase sempre a passo, não ajuda em tarefas defensivas, vira as costas à bola quando a perde e está sempre à espera que os colegas resolvam os problemas. Exibições ao nível dos penteados.
Éder
7
Corre, esforça-se, tenta mas marcar não é com ele. Eficácia é zero. Marcou tantos golos em toda a carreira como um avançado do Porto ou Benfica marca num só ano.
Hélder Postiga
1
Jogou 15 minutos e se tocou uma vez na bola foi muito.
Hugo Almeida
1
A lesão foi o melhor que aconteceu. Demasiado fraco e sem nível para representar a seleção.
Nani
16
Surpreendentemente esteve bem e nem pareceu que esteve tanto tempo sem jogar. Foi dos mais esclarecidos da equipa.
Rafa
N.A.
Não Avaliado. Não jogou.
Varela
13
Sempre que entrou mexeu com o jogo. Deu mais dinâmica e marcou um golo que ainda alimentou a esperança. Esteve bem.
Vieirinha
10
Jogou pouco mas no pouco tempo que jogou mostrou que não vinha para passear.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Mundial 2014: Estados Unidos 2 - 2 Portugal || Portugal praticamente arrumado

Primeira parte:
Portugal entrou bem no jogo com Nani a inaugurar o marcador. Ronaldo esteve muito apagado e nada lhe correu bem (tirando o lance de génio aos 4 minutos). Por outro lado André Almeida (muito bem em termos ofensivos), apesar das dificuldades físicas, fez uma enorme exibição, fazendo ofensivamente aquilo que Ronaldo não fazia. Ronaldo por seu lado apareceu quase sempre na zona mais central do ataque (4-4-2). Os EUA atacaram quase sempre pelo seu lado direito causando muito perigo para a baliza de Beto (grande exibição) e estiveram melhor durante os primeiros 45 minutos. Com o decorrer do jogo houve por parte de Portugal mais algum apoio na esquerda (Meireles) para travar o ataque dos EUA e o processo defensivo melhorou.

Segunda Parte:
Ronaldo esteve mais em jogo e William deu outro rendimento a meio campo mas foram os EUA que marcaram e chegaram ao empate. Éder é muito esforçado mas marcar golos não é com ele (a nível de finalização é muito fraco). Portugal em termos defensivos esteve muito mal e acabou por sofrer o 2º golo. Os EUA atacaram sempre pela esquerda e Portugal deixou sempre isso acontecer. O jogo acaba com o 2-2 (Varela). 

De uma forma geral: Portugal praticamente arrumado.
A defesa é péssima. William Carvalho é claramente o melhor médio de Portugal. Na frente só escapa Nani.
A equipa mostrou muitas debilidades frente a uma seleção de terceira linha mundial. Taticamente esteve mal, jogando em vários momentos em 4-4-2 a defender e em 4-3-3 a atacar. André Almeida mostrou aquilo que já tínhamos defendido: foi o melhor defesa disponível e não pode ter culpa que ninguém feche o lateral direito dos EUA. Esteve muito bem, mesmo lesionado, fazendo o lugar de dois e aguentado com o lateral e médio direito dos EUA sem que o médio esquerdo de Portugal (Ronaldo não defende e Meireles só praticamente ao fim da 1ª parte percebeu que tinha de ajudar) ajudasse na tarefa defensiva.
Os médios Veloso, Meireles e Moutinho continuam numa forma deplorável e mete dó vê-los jogar e posicionarem-se tão mal. William é claramente o melhor médio.
Na frente, Portugal não tem avançados e é ridículo a quantidade de vezes que Ronaldo é solicitado mesmo sem grandes probabilidades de sucesso.

domingo, 22 de junho de 2014

Ciclismo Português em grande || Rui Costa faz feito inédito ao vencer a Volta à Suiça pela terceira vez consecutiva || Tiago Machado vence Volta à Eslovénia


O ciclista português Rui Costa conquistou  a Volta à Suiça em bicicleta pela terceira vez consecutiva, um feito inédito. Rui Costa é atualmente o campeão mundial de estrada e é um potencial candidato à vitória da Volta à França que começa dia 5 de julho.
O português André Cardoso terminou em 6º lugar a 1m28s de Rui Costa.
A Volta à Suiça é uma das mais importantes a nível mundial, apenas superada pelas grandes voltas: França (Tour), Itália (Giro) e Espanha (Vuelta).

Também o português Tiago Machado venceu a Volta à Eslovénia.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Mundial 2014: Costa Rica vence Itália e manda Inglaterra para casa || Itália e Uruguai lutam pela 2ª vaga do grupo

Mais um surpresa neste Mundial 2014. Depois do afastamento humilhante da Espanha, Campeã do mundo e bicampeã da Europa, eis que a Costa Rica derrota a seleção italiana (1-0) e assegura a presença nos oitavos de final. Mas não foi só isso que aconteceu. Com este resultado a Inglaterra fica automaticamente fora da competição. Itália e Uruguai disputam agora a última vaga do Grupo D. De salientar que o Grupo D é composto por 3 campeões do mundo: Uruguai (1930 e 1950), Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) e Inglaterra (1966).

terça-feira, 17 de junho de 2014

Mundial 2014: Alemanha 4 - 0 Portugal || A explicação para tamanha humilhação || Maus posicionamentos dos jogadores resultam em goleada

Alemanha 4 - 0 Portugal

O Mundial 2014 não começou nada bem para Os conquistadores e o resultado até poderia ser mais dilatado. A nível individual a equipa esteve mal e a nível tático esteve abaixo do horrível. Este foi dos jogos de futebol mais fáceis de perceber o que estava a correr mal. Os jogadores estiveram sempre mal posicionados, desarticulados entre si, criando linhas muito afastadas. Os setores estiveram demasiado tempo distantes e os jogadores sem criatividade e capacidade de ligar o jogo. O bloco esteve demasiado alto. O portador da bola muitas vezes não tinha uma única linha de passe e nos corredores laterais só podiam cruzar ou inventar sozinhos. O meio campo não existiu, foi um autêntico deserto e a defesa esteve incrivelmente desorganizada. Os alemães tiveram todo o tempo do mundo para pensar o jogo.

Rui Patrício: Esteve muito mal e continuo a achar que Beto neste momento está em muito melhor forma.

Pepe: Tinha tudo para ser o pilar defensivo da equipa mas quando se esperava a maturidade e experiência de um jogador de 31 anos eis que a infantilidade vem ao de cima. Prejudicou demasiado a equipa e se a esperança já estava semimorta, naquele momento morreu de vez. Pepe tem de ser castigado internamente.

Veloso: Errou em algumas tomadas de decisão. Esteve mal posicionado em vários momentos do jogo. William Carvalho é melhor.

Meireles: andou o jogo todo completamente perdido. Dos piores jogos que fez ultimamente. Sempre mal posicionado à semelhança dos restantes elementos do meio campo. Amorim merecia o lugar.

Nani: de todos foi o que esteve melhor, mas esteve sempre sozinho no ataque.

Hugo Almeida: a lesão foi o melhor que podia ter acontecido. (desculpa lá pah)

André Almeida: De todos os defesas disponíveis (Pepe e Coentrão não contam) por incrível que pareça é o melhor.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A prospeção e formação como salvação

Depois do post dos resultados operacionais sem atletas (aqui) voltamos à temática da gestão financeira e desportiva. Vamo-nos focar sobre o Benfica mas as ilações a retirar para o Porto, Sporting e muitos outros são semelhantes.

Anteriormente realçamos os resultados operacionais excluindo os custos com a transação de jogadores. E porquê? No caso do Benfica só com a venda de jogadores é que os resultados operacionais se tornam positivos. Quando LFV disse que, com o projeto da Benfica TV, o Benfica não precisava de vender jogadores para manter as contas equilibradas mentiu, porque sem a venda de jogadores o Benfica apresenta praticamente sempre prejuízos ao longo do tempo. O Benfica continua dependente da venda de jogadores e uma pergunta que se coloca é: Consegue o Benfica ser sustentável assim? Com JJ talvez mas sem ele ou vem um treinador de topo ou então muito dificilmente as contas se apresentem equilibradas. Esta estratégia só resulta com a potencialização de jogadores.

No entanto, também é preciso ver o outro lado da moeda e perceber que o objetivo do Benfica não é apresentar lucros. O objetivo do Benfica é ter bons desempenhos em termos desportivos mantendo as contas equilibradas.

Não somos contra a venda de jogadores. Somos contra a venda de meia equipa ano após ano. Somos contra o facto de ser preciso de refazer uma equipa praticamente nova todos os anos. Somos contra o facto da venda de jogadores a preço de saldos como se um clube estivesse numa situação de profundo desespero (se calhar até estão).

Não somos contra a venda de jogadores porque os clubes portugueses são clubes vendedores e irão continuar a ser. E quanto mais competente for a prospeção e formação mais vendedor será um clube. É normal que um clube como o Benfica só consiga segurar os grandes talentos mundiais 1, 2 ou 3 anos.
Contudo também há que ter em conta um ponto muito importante: a vontade dos jogadores. Enquanto houver clubes com um poder financeiro enorme e que joguem em campeonatos atrativos e de grande visibilidade os jogadores vão querer sempre sair. Isso é inevitável.

A estratégia passa por um misto de prospeção e formação para a obtenção de lucros em futuras vendas, que são muitas vezes atenuados pelos parasitas do futebol, entre os quais empresários e dirigentes. Mas é importante salientar que o truque não está na venda mas sim na substituição eficiente por novos jogadores. Além disso, a estratégia não deve passar pela redução drástica dos custos com pessoal e consequente diminuição do orçamento. Nesse caso o Benfica não precisava de vender pois poupava em juros, em investimento em jogadores e em salários, mas ficaria com uma política à Sporting, com um plantel vulgar e com fracassos desportivos ano após ano.

domingo, 1 de junho de 2014

Benfica, Porto e Sporting em falência técnica

A falência técnica acontece quando o passivo excede o valor do activo, ou seja, quando a empresa possui uma situação líquida (capitais próprios) negativa. 


O Sporting encontra-se em falência técnica desde 2007, ou seja, à 8 anos consecutivos. Na época 2012/2013 atingiu capitais próprios negativos de 119,4 M€. O Porto manteve-se estável entre 2006 e 2011 e a época 2013/14 provavelmente será a pior dos últimos anos com um saldo negativo de 31,1 M€ (3º trimestre). O Benfica encontra-se igualmente em falência técnica com capitais próprios negativos de 7,4 M€ (em 31 de Março de 2014).