O Benfica é o clube português que mais adeptos leva ao estádio.
Na época 2013/2014 o Estádio da Luz registou uma média de 43.613 espetadores
por jogo (um total de 654.194 espetadores, nos 15 jogos da competição
disputados em casa).
O Sporting foi o segundo clube com melhor afluência ao seu
estádio (505.539 no total, 33.703 de média), seguido do FC Porto (430.278 e
28.685).
Capacidade dos Estádios:
Luz: 65.647
José Alvalade: 50.049
Dragão: 50.948
Em média, o Benfica só utiliza 66% do recinto, o Sporting
67% e o Porto 56%. No caso dos rivais de Lisboa 1/3 do estádio está vazio e no
caso do Porto a situação é ainda mais preocupante.
Um explicação para isto reside no preço dos bilhetes,
normalmente com preços demasiado elevados.
A ideia, à partida, para combater isto pode parecer simples
mas pode ser errada. Se os clubes diminuírem o preço dos bilhetes, mais pessoas
vão ao estádio e o clube pode faturar mais com isso. Isto leva-nos ao conceito
da elasticidade preço da procura, ou seja, quanto menor for o preço, maior será
a procura.
Contudo, pode haver um erro pelo meio.
Por exemplo, imaginemos que um clube que pratica um preço
médio de 25€ por bilhete leva em média 40.000 espectadores ao estádio. Ao
diminuir o preço do bilhete para 20€ passa a levar 45.000, ou seja, mais
espectadores. No entanto, no primeiro caso o clube faturava 1 milhão de euros e
no segundo 900 mil euros. Ou seja, apesar do aumento do número de espectadores
o clube ficava prejudicado em termos de receitas. Por isso, um estádio mais
vazio pode ser sinal de mais receita.
Isto é o que de certa forma se verifica no futebol. Nem
sempre mais espectadores trazem mais receita e aqueles preços que parecem
irracionais traduzem-se numa estratégia racional. Se realmente mais
espectadores trouxessem mais receita, obviamente que os clubes preferiam isso.
As coisas foram pensadas e nada é por acaso.
interessante
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