domingo, 12 de julho de 2015

Iker Casillas: necessidade ou mediatismo?

Depois de duas épocas dececionantes, o FC Porto voltou a estar no centro das atenções a partir do momento em que mostrou interesse no experiente guarda redes Iker Casillas. O espanhol aos 34 anos é dono de uma carreira consagrada onde ganhou tudo o que havia para ganhar no Real Madrid, clube que defendeu durante toda a carreira. A transferência de Casillas para a Invicta correu o mundo e colocou o FC Porto em destaque como há algum tempo já não se via.

Casillas vai ser uma forte aposta dos azuis e brancos uma vez que se tornou no jogador mais bem pago da história do futebol português. Do ponto de vista mediático o valor que Iker traz ao FC Porto é incalculável mas do ponto de vista desportivo há muitas dúvidas, pois os problemas dos Dragões não estão necessariamente nesta posição. Os azuis e brancos foram a equipa com a melhor defesa no Campeonato em 2014/2015 (13 golos sofridos em 34 jogos). Por outro lado, Casillas vai disputar o lugar com Helton, um excelente guarda redes, um dos jogadores mais temíveis pelos adversários e dos mais identificados com o clube. A lesão recente pesa contra ele e deverá assumir-se como suplente do espanhol. O FC Porto conta ainda com uma série de guarda redes  como Andrés Fernandez, Ricardo e Gudino, pelo que esta posição não era de longe a que mais necessidade de reforço precisaria. Portanto, novas saídas avizinham-se.


Apesar da sua experiência imaculada, Casillas passou nos últimos anos por algumas crises e momentos de tensão no Santiago Bernabéu, vivendo momentos de menor fulgor. As suas qualidades foram postas em causa ao ponto do novo treinador dos Merengues, Rafael Benítez, não olhar para ele como o nº1 da baliza. Casillas preferiu sair do que se resignar ao banco e ao conformismo, preferiu provar que tem valor e muito para dar, preferiu mostrar que aos 34 anos ainda pode ser protagonista num clube que joga a Champions League. Mas Casillas, apesar do currículo invejável, já não é o que era. Conseguirá ele surpreender e calar os mais críticos?

3 comentários:

  1. Traz visibilidade para o Porto e para o futebol português

    ResponderEliminar
  2. Se este ano o Porto não ganha nada depois de 3 anos de fortes investimentos será catastrófico. Os gastos com pessoal são abismais e o clube está em falência técnica.

    ResponderEliminar
  3. O Casillas já provou tudo o que tinha a provar...

    ResponderEliminar