sexta-feira, 9 de maio de 2014

11 da época do Campeonato


Oblak: A escolha é difícil. Oblak, Helton, Fabiano e Rui Patrício são guarda redes de grande categoria mas o esloveno destacou-se num momento crucial da temporada dando tranquilidade e segurança à baliza dos encarnados. Sofreu um golo a cada 450 minutos, o que mostra a estrondosa solidez de um jovem ainda com muito potencial.

Maxi: Esta época não houve um defesa direito de encher o olho. Entre Maxi, Cédric e Danilo, o uruguaio superou claramente a concorrência. Cédric nos grandes jogos nem sempre esteve bem e o gajo dos 18 milhões teve uma época incrivelmente má.

Luisão: Nem existe concorrência nem comparação possível. Melhor época de sempre. Estrondosas exibições. Cortes providenciais. Golos. Sempre bem posicionado. Muito bem defensivamente e ofensivamente em lances de bola parada. Um verdadeiro treinador dentro de campo.

Garay: Garay formou com Luisão uma das melhores duplas de centrais da história do campeonato português. Sempre certo. Bom a sair a jogar. Bom toque de bola. Bom jogo aéreo. Alguns golos. Grande época. Rojo e Mangala também fizeram boas épocas mas Garay foi mais determinante.

Siqueira: Aqui surge a mesma coisa que no defesa direito. Não houve nenhum defesa esquerdo que fizesse uma grande época. Entre Siqueira, Jefferson e Alex Sandro a escolha é difícil. A 1ª volta de Siqueira foi fraca mas em compensação fez uma grande 2ª volta. Jefferson foi mais consistente mas nunca superou o melhor Siqueira. Alex Sandro fez uma época um pouco semelhante à de Jefferson, destacando-se um pouco mais. Portanto, a escolha aqui é bastante renhida. 

William: Foi a grande surpresa do campeonato. Melhor que Fernando em quase todos os aspetos. Não só merece ir ao Mundial como merece ser titular. Fez uma época brilhante. Muito simplista. Bom toque de bola. Grandes cortes e lançou ataques perigosíssimos. Muitas jogadas de golo nasceram dos seus pés. Foi uma grande revelação e o melhor jovem do campeonato. A escolha seria bastante mais difícil caso Matic não saísse no mercado de Inverno. 

Markovic: É aquele gajo que quando pega na bola deixa meia equipa para trás. Grandes sprints, muito desequilibrador no ataque e importante em tarefas defensivas. Tem ainda muito a amadurecer. No entanto, esteve bem e não se sentiu muito a falta de Salvio. 

Enzo: O melhor jogador do Campeonato. Jogou sempre a um ritmo muito alto. Conduziu o jogo ofensivo do Benfica quase sempre. Muito pulmão. Muita técnica. Bem posicionado. E uma grande raça em campo.

Gaitán: Fez uma grande época e não teve muita concorrência interna. Muito tecnicista, exagerando algumas vezes. Falta-lhe potência de remate. Nesta posição esperava-se muito mais de Quaresma que é um jogador que colocou sempre os objetivos individuais à frente dos coletivos. Esteve muito mal, muito previsível e sempre com a mania. Não pode ser considerado um candidato ao onze ideal do campeonato.

Rodrigo: Foi sem dúvida a época da confirmação. Um grande segundo avançado mas penso que na posição 9 ainda poderia render muito mais. Marcou muitos golos e fez exibições exuberantes. Já foi vendido por 30M e será difícil de substituir.

Jackson: O maior goleador do Campeonato e um grande ponta de lança. É um perigo constante. Foi o melhor jogador da equipa (não era difícil) e deu sempre conta do recado. Pulmão inesgotável. Matador. Levou às costas uma equipa durante demasiado tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário