terça-feira, 26 de maio de 2015

Sportinguização do Benfica

São raros os dias em que nada se houve em relação à formação do Benfica. O que se tem ouvido leva-me a pensar que a compreensão do mundo do futebol é apenas para muito poucos. A formação deve ser vista como uma parte do modo de crescimento e não como o modo de crescimento. Quer isto dizer que a aposta na formação por si só de nada serve. 

Vender Cancelos e Benardos por 15 milhões numa altura que pouco provaram e que poucas ou nenhumas provas deram no futebol sénior é muito bom. Mesmo que a margem de progressão seja brutal. Paim também tinha essa margem de progressão e depois? Não deixou de ser um flop. É claro que são casos completamente diferentes mas serve isto para dizer que há muitas variáveis, incertezas e riscos associados a uma progressão de um jogador.

O Benfica precisa de vender jogadores da formação porque não tem espaço para todos eles. São dezenas que saem todos os anos. O que não se percebe muitas vezes é que na formação existem melhores jogadores do que aqueles que são contratados (Bebé, Ola John, ...) e não merecem sequer as mesmas oportunidades.

Mas a formação em si deve ser integrada na equipa principal com muito cuidado, em qualidade e não em quantidade.


Por exemplo, o Sporting tem uma das melhores academias do Mundo. E há 13 anos que não é campeão. O clube que mais aposta na formação é isto: 2 títulos de campeão nos últimos 33 anos.

2 comentários:

  1. Felizmente o Sport Lisboa e Benfica e gerido de dentro para fora.Da vontade de rir quando oico dizer que o Benfica nao aposta na formacao ou quando se referem a Andre Gomes,Bernardo Silva ou agora Joao Cancelo como se esses jogadores tivessem sido dispensados.Ou entao que JJ devia ter encostado Maxi ou Enzo Perez para jogarem os putos.Tambem e verdade que contratar Bebe,Ola John,Candeias,Michel,etc nao faz sentido,mas o objectivo do Benfica e ganhar titulos,nao e formar jogadores.Formar jogadores e uma estrategia e nunca pode ser visto como um titulo ou um objectivo.

    ResponderEliminar
  2. A formação só faz sentido com prospecção. O problema é que se o clube só aposta na formação e os resultados não aparecem a culpa é da falta de investimento. Se se faz prospecção gastando-se milhões de euros e os resultados não aparecem então é porque na formação há melhores. Ninguém sabe o que quer.

    ResponderEliminar