segunda-feira, 1 de junho de 2015

Com Jorge Jesus ao comando do Benfica, o Porto foi o clube que mais ganhou

Luís Filipe Vieira tornou-se a 3 de Novembro de 2003 o 33º presidente do Benfica. Em 12 anos de reinado conquistou 14 títulos, 10 dos quais nos últimos 6 anos com Jorge Jesus.

É precisamente sobre este ponto que focamos esta análise, com base em factos em detrimento de tudo aquilo que grande parte dos media nos tentam impingir. Quantas vezes já ouvimos que Jorge Jesus quebrou a hegemonia do Porto? Imensas. Será isso verdade? Aqueles que se auto denominam os catedráticos disto tudo dizem que sim. Mas depois existem tipos como nós que não gostam de enviesar dados, que pautam pela verdade desportiva e que não assimilam tudo como verdadeiro.

Jorge Jesus no Benfica ganhou 10 títulos mas o Porto no mesmo período ganhou 11, ou seja, mesmo com o treinador que mais títulos ganhou em toda a história do Benfica, os encarnados não conseguem liderar em termos de títulos conquistados. Isto é como quem diz que mesmo com o melhor treinador de sempre o Benfica não consegue ganhar mais que o Porto.

Na tabela abaixo verifica-se que os clubes portugueses nas últimas 6 temporadas ganharam 25 títulos (21 dos quais ganhos por Benfica e Porto). Os 2 maiores clubes portugueses ganharam 84% dos troféus.

Títulos dos clubes portugueses na era Jorge Jesus (6 anos)
(2009/2010-2014/2015)
Clube
Campeonato Nacional
Taça de Portugal
Taça da Liga
Supertaça
Liga Europa
Total
%
Porto
3
2
0
5
1
11
44%
Benfica
3
1
5
1
0
10
40%
Sporting
0
1
0
0
0
1
4%
Braga
0
0
1
0
0
1
4%
Vitória de Guimarães
0
1
0
0
0
1
4%
Académica
0
1
0
0
0
1
4%
Total
6
6
6
6
1
25
100%

Se analisarmos o período temporal pré JJ (2003/04-2008/09) verificamos que o Porto venceu 12 títulos em 22 e o Benfica apenas 4 (tantos como o Sporting).

Títulos dos clubes portugueses na era pré Jorge Jesus (6 anos antes)
(2003/2004-2008/2009)
Clube
Campeonato Nacional
Taça de Portugal
Taça da Liga
Supertaça
Liga dos Campeões / Taça Intercontinental
Total
%
Porto
5
2
0
3
2
12
54,55%
Benfica
1
1
1
1
0
4
18,18%
Sporting
0
2
0
2
0
4
18,18%
Vitória de Setúbal
0
1
1
0
0
2
9,09%
Total
6
6
2
6
2
22
100%

Ou seja, o Porto a nível nacional ganhou exatamente o mesmo antes de JJ chegar ao Benfica e com JJ no comando dos encarnados (10 títulos). Portanto, JJ não quebrou qualquer hegemonia do Porto. O que o Benfica ganhou foi sobretudo ao Sporting e à aposta na Taça da Liga que tem um score fenomenal de 6 taças em 8 possíveis.

Contudo, é importante realçar que nem todos os títulos têm o mesmo peso e é aqui que pode o assunto apresentar uma discussão interessante. É que metade dos títulos nacionais ganhos pelo Porto na era JJ são supertaças (Supertaça Cândido de Oliveira), a competição menos valorizada do futebol português. O que o Porto ganhou em supertaças perdeu em campeonatos para o Benfica (de 5 para 3). É nesta vertente que o Benfica conseguiu equilibrar as coisas, mas mesmo assim não conseguiu ultrapassar o Porto.

JJ trouxe ao Benfica um estilo e intensidade de jogo que há décadas não se via. A nível internacional foi a uma meia final e duas finais de uma competição europeia projetando o clube para outras dimensões e  a nível nacional conquistou 10 títulos em 24 possíveis. JJ quebrou muitas hegemonias mas mesmo assim não se pode dizer que quebrou a hegemonia do Porto. O que JJ quebrou foi a conformidade dos encarnados em não vencer, quebrou mentalidades que impediam o clube de voltar ao velhos tempos, mas principalmente implementou um conhecimento tático e psicológico muito forte. Esta visão estratégica do jogo só está ao alcance dos melhores. JJ marcou uma nova era no Benfica e se lhe derem mais tempo pode marcar um ciclo no futebol português, quebrando a tal hegemonia do Porto.

17 comentários:

  1. Ahhahahaah, bem lembrado

    ResponderEliminar
  2. Pôr no mesmo nível um campeonato e uma supertaça é realmente "pautar pela verdade desportiva", é que tem tudo a ver mesmo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No post é feita essa distinção e realcei esse facto. Verdade desportiva são os números apresentados. ab

      Eliminar
  3. Título enganador, no qual as análises estatísticas não reflectem o mesmo! Se o autor dissesse que, apesar do crescimento do Benfica durante os 6 anos de Jesus no Benfica, o Porto conseguiu vencer ainda assim mais títulos que o clube da Luz, eu aceitava com mais honestidade o seu pensamento!

    Assim e perante os quadros demonstrados, só posso dizer que o caro Autor é que faz uma leitura enviesada dos dados!

    Antes de Jesus, nos seis anos apresentados, o Porto venceu mais de cinquenta por cento dos títulos em que participou ( 54,55% para se ser rigoroso), enquanto o Benfica apenas venceu 18,18 por cento!

    Com Jesus ao leme dos encarnados, o fcp desceu para 44 por cento! Mais, o Benfica conseguiu reduzir de forma abrupta a diferença que o separava do clube azul e branco, fazendo o Porto descer da fasquia de clube vencedor da maior parte dos troféus - em média 3 troféus por época - para só vencer 1 ou 2 troféus por época! E hoje a diferença cifra-se em 10 títulos para o Benfica, 11 para o Porto!

    Acresce ainda que, se não contarmos com as supertaças - 1 só jogo - a contabilidade inverte-se de forma absoluta a favor do Benfica e o Benfica prova que nos últimos 6 anos, nas provas com mais do que um jogo - Na taça de Portugal realizam-se pelo menos 6 jogos e na taça da Liga 5 jogos para se atingir a final - ultrapassou e muito o Porto. Na verdade, são 6 títulos a favor do fcp - sem supertaças - contra 9 do Benfica - sem supertaças!

    A época que faz pender as coisas ainda para um porto conquistador é a época de Vilas Boas! Passada essa época, o Porto tem demonstrado uma maior perda de influência e de chama, em termos de contagem de títulos! E já são dois anos sem ganhar qualquer título!

    Mas sim, continuem a alimentar o ego do fcp com as estatísticas do passado e não se esqueçam de recuperar o ADN do clube... daqui a seis anos podemos estar a falar de um cenário completamente diferente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O título não é enganador. Em 6 anos o Benfica ganhou 10 títulos e o Porto 11. São factos. O Porto foi quem mais ganhou. O Porto só desceu de 54% para 44% devido às provas europeias. A nível nacional manteve os 10 títulos em número absoluto. É claro que cada competição tem pesos diferentes e é neste ponto que se deve dar muito valor a JJ.
      Você não pode colocar as coisas dessa forma. Não pode selecionar as épocas que lhe convém e as competições que lhe convém. Ou analisa tudo ou então não vale a pena andar a distorcer os factos.
      Para mim JJ devia continuar no Benfica porque tem feito um trabalho extraordinário. Mas JJ em 6 anos ganhou tantos campeonatos como o Porto, não foi superor neste aspecto. É claro que a supertaça não tem o mesmo valor que o campeonato, taça de portugal e taça da liga mas é um título.

      Eliminar
    2. O porto só desceu de 54 para 44 por cento por causa das provas europeias???? Então eles não venceram provas europeias nos 6 anos que Jesus permaneceu à frente do Benfica? Pela afirmação do autor, nota-se bem quem é que anda a seleccionar os títulos para demonstrar a superioridade do porto sobre o Benfica!

      Mais... ainda chega ao cúmulo de indicar só os campeonatos ganhos pelo Porto e Benfica, para dizer que nem ai, o Benfica se superiorizou-se! Pois não, mas esquece que ganhamos 3 campeonatos, e o Porto outros três. E isto corresponde a que? A 50 por cento para cada equipa! E como foi nos seis anos antes de Jesus? Foi cinco campeonatos para o Porto e 1 para o Benfica. Ai sim , o Porto era hegemónico! Com Jesus, o Porto perdeu a hegemonia, quer queiras, quer não, porque passou a ter que dividir os títulos com o Benfica, na mesma proporção!

      E a partir do momento que reconheces que a supertaça não tem o mm valor que as outras competições, reconheces implicitamente que nas competições regulares, quer queiras ou não, o Benfica superiorizou-se ao Porto.

      O Benfica pode até nem ser o clube da nova hegemonia, mas quebrou a hegemonia ao Porto, conseguindo equilibrar as forças e sendo o clube mais temível para se tornar no clube com mais títulos nos próximos anos! Tem a palavra o fcp para inverter esta tendência de aproximação e de ultrapassagem que o Benfica está a fazer!

      Por isso, se quer só ficar pelo facto dos títulos, 11 contra 10, e tirar a conclusão que tira tudo bem! Mas continuo a afirmar: seja mais honesto nas conclusões que expressa, porque as mesmas demonstram uma mensagem enviesada que não demonstra a hegemonia do porto que quer passar!

      Pense nisso, antes de defender com unhas e dentes a sua posição!

      Eliminar
  4. 5 Supertacas hahaha ao menos podias ser honesto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e? Não está la isso? Comentários desses são desnecessários.

      Eliminar
  5. O escritor deste artigo é Portista não é?

    Penso que o autor até muniu-se dos factos e dos números correctos, contudo não soube fazer a leitura correcta. Até é correcto dizer que o Porto em 6 anos ganhou mais títulos (11) que o Benfica (10), mesmo sabendo que a diferença é de apenas um troféu e que em Agosto falta disputar o último troféu da época de 2014-2015 - a Supertaça... De qualquer forma, a leitura está errada face ao histórico de sucesso de títulos que o Porto vinha a ter nas últimas décadas face ao Benfica e ao Sporting.

    Em 6 anos, o Benfica conseguiu equilibrar em termos de títulos e se formos ver os últimos 2 anos chegamos a esta conclusão: Benfica 6 títulos (+1 em disputa) em 8 possíveis a nível nacional e o Porto 0!

    Repito: 0!

    Se isto não é uma quebra de hegemonia dos azuis-e-branco é o quê?! Não quererem ver isto é ter uma atitude à avestruz e pior é não ter sentido crítico sobre a forma como o "vosso" clube está a ser dirigido.

    Um abraço de um Benfiquista!
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro o autor não é portista e segundo a supertaça que se disputa em agosto apesar de dizer respeito a esta época faz parte da próxima época. Sim, o Benfica equilibrou mas não superou o Porto. Não pode fazer uma análise de 2 anos, isso é enviesar o estudo. Não pode escolher os dados que quer e lhe apetece. Ou se analisa todo o período ou então mais vale estar quieto.
      Um abraço :)

      Eliminar
    2. Enviesar o estudo?!

      Eu acho é que a mostragem dos últimos 2 anos deveria ser deveras preocupante para um adepto do Porto.

      Repito o que escrevi: nos últimos dois anos, o Porto nada ganhou! Foi 0!

      Eliminar
    3. Deve analisar a era de JJ como um todo e não só os 2 anos que lhe correram melhor. Caso contrário, seguindo a sua ideia também poderia fazer uma análise entre a época 2010/11 a 2012/13 e dizer que 2 taças da liga em 3 anos foi um fracasso e que JJ era isto e aquilo, bla bla bla. Por isso é que lhe digo que se deve analisar os 6 anos como um todo e não avaliar isoladamente apenas aquilo que convém.
      É verdade que nos últimos 2 anos o porto ficou a zeros e isso pode ser um ponto de viragem no futebol português. Mas vamos ver o que aí vem ;)
      Um Abraço xD

      Eliminar
  6. Não se pode analisar os números assim, friamente.

    Primeiro, o que o SLB ganhou foi mesmo ao Porto e não ao Sporting. O Benfica ganhou com JJ 3 campeonatos, enquanto que nessa matéria o Sporting, nem antes, nem depois!! Por isso, não ganhou nada ao Sporting.

    Dizes que o SLB ganhou troféus, desvalorizando-os, afirmando que são ... taças da Liga. E que o Porto ganhou Sueprtaças, prova desvalorizada. Ou seja, a Supertaça que é disputada por quem ganhou na temporada passado, o que é meritório, não deixa de ser uma prova de um jogo, disputado em clima de pré-temporada. Por outro lado a Taça da Liga, é disputada por todos os clubes profissionais, havendo quase sempre derbys e clássicos ao longo da prova. Logo, qual é mais difícil de conquistar?

    E quebrou, porque não é só olhar para os números friamente. É o contexto. O Porto à dezenas de anos que não tem uma seca de dois anos de títulos. O SLB à trinta anos que não era Bi_campeão, à mais de 20 que não fazia uma dobradinha, quanto mais um triplete, etc.

    Com JJ o SLB quebrou a hegemonia, claramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muitos pontos de vista diferentes. Eu não desvalorizo nem nunca desvalorizei a taça da Liga. O que eu disse foi que a Supertaça era a menos valorizada e era aquela que o Porto mais conquistava. E neste aspecto o trabalho de JJ sai ainda mais valorizado. Lá por o Benfica ser bicampeão não quer dizer que quebrou a hegemonia do Porto. Uma hegemonia não se quebra assim em dois anos. Mas JJ se ficar no Benfica para lá caminha. Marcou uma nova era no clube e isso é de louvar.
      Abraço ;)

      Eliminar
  7. muito bem parabens pelo post espero ke jj saia do benfica e que venha o marco silva

    ResponderEliminar
  8. jj deve sair, infelizmente...

    ResponderEliminar
  9. Muito bom este post :) Vou partilhar xD

    ResponderEliminar