sábado, 6 de junho de 2015

FC Porto foi a equipa mais beneficiada pela arbitragem em 2014/15

Liga da Verdade 2014/2015 AQUI

O Porto foi a equipa mais beneficiada pela arbitragem na época 2014/2015. Os azuis e brancos tiveram 22 erros graves a favor e apenas 9 contra o que dá um benefício arbitral de +13 erros. Por outro lado, o Benfica e o Sporting tiveram mais erros contra do que a favor. No caso dos encarnados o saldo é negativo em -3 (13 erros a favor e 16 contra) e os leoninos apresentam um saldo negativo de -1 (13 erros a favor e 14 contra).

Na tabela classificativa sem intervenção gravosa da arbitragem o Benfica seria campeão com os mesmos 85 pontos mas o Sporting trocaria de posição com o Porto. No caso dos Dragões a diferença entre os erros a favor e contra traduziram-se numa vantagem de 10 pontos na tabela classificativa (na "liga da verdade" o Porto apenas conquistaria 72 pontos). Por seu lado, os leões obtiveram um prejuízo de 5 pontos na tabela classificativa, o que faria com que somassem 81 pontos sem a influência arbitral.


Notas:

- A amostra do estudo é constituída por 26 elementos fazendo parte alguns treinadores de 1ª e 2ª Liga, árbitros no ativo e 1 ex- árbitro internacional.

- São considerados erros graves: penaltis por assinalar e mal marcados, golos mal anulado, golos precedidos de lances irregulares (como por exemplo golos que surgem de fora de jogo), faltas para cartão vermelho ou duplo amarelo não assinaladas ou assinaladas e sem amostragem do respetivo cartão.

- É considerado um erro grave quando existe consenso em relação a um lance (mais de 50% da amostra tem a mesma opinião).

6 comentários:

  1. Sem dúvida, mas o FCP controla grande parte da comunicação social em Portugal......

    ResponderEliminar
  2. Como portista também considero que tivemos alguma sorte com a arbitragem. Em relação ao treinador já não tivemos sorte nenhuma. Abraço e não casquem tanto no FC Porto. Desta vez vocês tem razão mas noutras alturas nem por isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez de vires para aqui expor as fraquezas do nosso clube podias estar calado, adptos como tu não são precisos, viva o PORTO

      Eliminar
  3. Isso já não é de agora

    ResponderEliminar
  4. olha ke grande supresa nao abre os ohos nao benfica e pro ano vai ser um fartote de roubalheira

    ResponderEliminar
  5. Podiam fazer um estudo entre os beneficios da arbitragem e os títulos nos últimos 20 anos. Certamente iriam obter uma relação interessante para o caso do Porto :)

    ResponderEliminar