quarta-feira, 5 de agosto de 2015

[Ajax] A queda de um monstro

Com a conquista de 4 Ligas dos Campeões no currículo (3 das quais nos anos 70), o Ajax era considerado um clube de top europeu. Neste momento, mesmo após muitos anos dos tempos áureos dos holandeses, o Ajax é o 6º clube mais titulado nesta competição (atrás de Real Madrid, Milan, Barcelona, Bayern de Munique e Liverpool). Nas últimas cinco épocas, o Ajax disputou a fase de grupos da Champions League, apesar de nunca as ter passado. A qualidade foi diminuindo, apesar do tetra holandês conquistado nos últimos anos. 



Esta temporada, o Ajax estava com a vaga para a última fase preliminar encaminhada em Viena, mas desperdiçou a vantagem e acabou eliminado da Champions pelo Rapid Viena. Depois do empate a dois golos na Áustria, o Rapid Viena foi a Amesterdão vencer o Ajax por 3-2 e garantiu a presença no play-off da Champions. Nos jogos contra o Rapid Viena, a média de idades do Ajax rondava os 21 anos. Apenas Cillessen apresenta mais de 23 anos entre os titulares.

Atualmente o Ajax é uma equipa enfraquecida. A falta de competitividade vem desde 1995, com a crescente fuga de jogadores desde a abertura das fronteiras. Nestes últimos 20 anos o clube modificou-se completamente. A partir de meados da década de 90, o clube tornou-se muito mais um formador de talentos, apesar de aproveitar por menos tempo a qualidade das suas revelações. No entanto, a saída de jogadores acontece cada vez mais cedo e fica difícil criar uma equipa forte com prodígios tão jovens (e sem a sorte de uma classe tão brilhante quanto a de 1995).

Atualmente o Ajax é um clube mais preocupado em finanças do que em troféus. É a realidade do clube e de uma liga em contenção de custos. Contudo, o Ajax mantém-se como uma potência dentro das suas fronteiras, mas muito pobre fora delas.

Nos últimos 5 anos contou com Luis Suárez, Stekelenburg, Vertonghen, Van der Wiel, Eriksen, Alderweireld, Daley Blind, Siem de Jong. Se tivesse capacidade de segurar jogadores, o Ajax seria hoje em dia uma potência do futebol europeu. Mas o clube não os consegue segurar e é obrigado a descobrir outros jovens talentos, de modo a que possa conquistar os seus sucessos internamente, mesmo que nunca mais consiga repeti-los além fronteiras.

A Liga Europa é o que resta agora aos holandeses, competição com a qual já estavam habituados depois de tantos insucessos na fase de grupos da Champions.

Quem beneficiou com este afastamento precoce do Ajax da Liga dos Campeões foi o Sporting que assim será cabeça de série no play-off da competição, evitando clubes como Manchester United, Valência e Bayer Leverkusen.

2 comentários:

  1. São sempre as mesmas cagonas, as lagartixas!

    ResponderEliminar
  2. e que dizer do benfica ke nao ganha desde 1962 a iga dos campeoes como ja li na internet esse artigo podia se aplicar ao benfica ao stea de bucareste ao nithigam forest ao estrela vermelha ao anderlecht que sendo clubes que dominam a nivel interno menos o forest claro a NIVEL externo a muito que deixram de ser potencias europeias

    ResponderEliminar