quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Produtividade dos 3 Grandes. Afinal ninguém está pior pontualmente!

Analisando as épocas de RV, verifica-se que o Benfica esta época está praticamente igual à época passada, mesmos pontos, mais um golo marcado e menos um golo sofrido. Comparativamente à época inaugural de RV o Benfica está hoje claramente melhor, mais 4 pontos (menos um golo marcado e menos um golo sofrido).

Época 2015/2016

 Época 2016/2017

Época 2017/2018

A grande questão aqui não é se o Benfica está mais fraco, se a defesa é o caos ou não, ou se metade da equipa passa o ano no departamento médico. O que se verifica na realidade é que a produtividade do Benfica praticamente não alterou, é a mesma ou até melhor que épocas anteriores. A grande diferença é que o Sporting e Porto estão melhores, claramente melhores. Venceram os 5 primeiros jogos, algo que o Benfica tri e tetra campeão não conseguiu. Tanto o Sporting como o Porto melhoraram bastante na defesa e no ataque, o Benfica manteve.
Agora se me perguntam se o Porto vai manter este nível, obviamente que não vai. O Porto não tem um plantel, tem 11 jogadores e a partir do Natal as coisas vão ser complicadas, a menos que haja um incremento de qualidade no plantel no mercado de Inverno.
O Sporting parece-me a equipa mais forte de todas, com várias opções e equilibrada em todas as posições. No Benfica o que se passa é que os melhores não estão a jogar, por opção técnica ou por lesão. Mas não tiro o mérito a RV, para mim o melhor treinador do Benfica das últimas décadas e o melhor em Portugal. Mas há jogadores como Jardel, Lisandro, Samaris, F. Augusto, Rafa,... que simplesmente com o futebol que apresentam não podem caber no Benfica de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário