sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Falcão rendeu apenas 20,1 Milhões de Euros à SAD portista


A análise ao relatório e contas da F.C. Porto SAD permite perceber alguns aspetos curiosos: permite perceber por exemplo quanto se pagou em comissões a empresários, qual foi o saldo da venda de parte dos passes a fundos de investimento ou quais foram as remunerações da administração. 

Antes de mais, Cristián Rodriguez. Numa altura em que já estava afastado do plantel, e naquela que terá sido a última parcela de uma aquisição dividida em várias tranches, o F.C. Porto teve de pagar no período terminado a 30 de Junho de 2012 ainda 2,52 milhões de euros à Play International BV.

Mas há mais: a renovação e posterior venda de Falcao ao At. Madrid, por exemplo, custou mais de 6,8 milhões de euros em comissões a empresários, divididos entre três agências. O colombiano, já se sabia, foi vendido por 40 milhões de euros, dos quais apenas 20,1 entraram nos cofres portistas.

Refira-se já agora que o F.C. Porto contratualizou um total de 18 milhões de euros de pagamento a empresários, divididos entre 11,09 milhões de euros de comissões relativas a contratações e renegociações de contratos e 6,84 milhões de euros com comissões relativas à vendas de atletas.

Para além de Falcao, destacam-se na rubrica referente a pagamentos de comissões a empresários os gastos com as contratações de Danilo (4,83 milhões de euros), Defour (1,85 milhões), Mangala (1,02 milhões), Alex Sandro (700 mil euros), Kléber (665 mil) e Marc Janko (271 mil euros).

Por falar em contratações, importa dizer que o F.C. Porto contratualizou na última época aquisições que perfazem um total de 56,7 milhões de euros, sendo que este valor é total: inclui a soma do valor de aquisição do passe, o prémio de assinatura e o pagamento de comissões a empresários.

Danilo, já se sabia, foi o mais caro: 17,8 milhões de euros no total por cem por cento do passe. Segue-se Alex Sandro (10,3 milhões por cem por cento do passe), Defour (7,8 milhões por 90 por cento), Mangala (7,5 milhões por 90 por cento) e Kléber (4,2 milhões por 70 por cento do passe).

João Moutinho, Fucile e... Vieirinha

João Moutinho rendeu na última época uma perda de 1,52 milhões de euros: o clube vendeu 37,5 por cento do passe a um fundo de investimento por 4,12 milhões de euros, tendo adquirido depois 22,5 por cento por um montante que percentualmente representou uma perda de 1,52 milhões.

O mesmo se passou, de resto, com Fucile. O F.C. Porto vendeu 25 por cento do passe ao Soccer Invest Fund, detido pela empresa MNF Gestão de Activos, por 500 mil euros, tendo posteriormente comprado 20 por cento da parcela do passe anteriormente vendida por um milhão de euros.

Em contrapartida, Vieirinha em garante rendimentos ao F.C. Porto. O extremo vendido ao PAOK garantiu durante o exercício finalizado em 30 de Junho um valor superior a um milhão de euros, relativo à venda ao Wolfsburgo de 35 por cento do passe que a SAD portista ainda detinha do atleta.

Sem comentários:

Enviar um comentário