terça-feira, 15 de julho de 2014

Luís Filipe Vieira é o pior presidente da história do Benfica

LFV tornou-se presidente do Benfica em 2003 (11 temporadas desportivas) mas antes acumulou 2 temporadas desportivas como diretor desportivo, ou seja, LFV está no Benfica há 13 anos (2001-2014) e não fica por aqui.

Nos 13 anos anteriores ao legado de LFV o Benfica viveu o período mais negro da história do clube, com muita instabilidade e fracassos desportivos ano após ano. O Benfica nesse período teve 5 presidentes (do 29º ao 33º presidente).

29º: João Maria dos Santos Júnior (1987-1992)
30º: Jorge Artur Rego de Brito (1992-1994)
31º: Manuel Damásio Soares Garcia (1994-1997)
32º: Dr. João A. de Araújo Vale e Azevedo (1997-2000)
33º: Dr. Manuel Lino Rodrigues Vilarinho (2000-2003)
34º: Luís Filipe Vieira (desde 2003)

LFV, o rosto do fracasso
Nos 13 anos pré LFV o Benfica conheceu aquele que foi considerado o pior presidente da história, que roubou o clube em proveito próprio e o tornou num clube banal.  Foram anos muito difíceis. Mas será que o Benfica saiu dessa crise ou continua mergulhado nela? A resposta parece-me óbvia. O Benfica nunca saiu dessa crise e vive nela há cerca de 3 décadas. Os Vieiristas não gostam muito de ouvir isto mas a cegueira matou-os há muito. Se os 5 presidentes pré LFV mataram o Benfica, LFV enterrou-o. LFV é o símbolo do fracasso e das ilusões, da mentira e da falta de capacidade para gerir um clube. Nem o Alverca o conseguiu gerir quanto mais um clube de topo. O Benfica de LFV construiu (e ele gaba-se disso) mas deve tudo. Nada está pago. O que custa é pagar, não é mandar fazer. O clube está mergulhado em dívidas e em saldos. A gestão financeira e desportiva de LFV é um fracasso a todos os níveis e é por isso que o considero o pior presidente da história do Benfica. Vale e Azevedo  comparado com LFV é um menino de coro.

Época
Campeão
Taça Portugal
Supertaça
Pré Luís Filipe Vieira
1988–89
Benfica
Belenenses
Benfica
1989–90
FC Porto
Estrela da Amadora
FC Porto
1990–91
Benfica
FC Porto
FC Porto
1991–92
FC Porto
Boavista
Boavista
1992–93
FC Porto
Benfica
FC Porto
1993–94
Benfica
FC Porto
FC Porto
1994–95
FC Porto
Sporting
Sporting
1995–96
FC Porto
Benfica
FC Porto
1996–97
FC Porto
Boavista
Boavista
1997–98
FC Porto
FC Porto
FC Porto
1998–99
FC Porto
Beira-Mar
FC Porto
1999–00
Sporting
FC Porto
Sporting
2000–01
Boavista
FC Porto
FC Porto
Legado de Luís Filipe Vieira (11 temporadas desportivas como Presidente e 2 temporadas como Diretor Desportivo)
2001–02
Sporting
Sporting
Sporting
2002–03
FC Porto
FC Porto
FC Porto
2003–04
FC Porto
Benfica
FC Porto
2004–05
Benfica
Vitória de Setúbal
Benfica
2005–06
FC Porto
FC Porto
FC Porto
2006–07
FC Porto
Sporting
Sporting
2007–08
FC Porto
Sporting
Sporting
2008–09
FC Porto
FC Porto
FC Porto
2009–10
Benfica
FC Porto
FC Porto
2010–11
FC Porto
FC Porto
FC Porto
2011–12
FC Porto
Académica
FC Porto
2012–13
FC Porto
Vitória de Guimarães
FC Porto
2013–14
Benfica
Benfica


Como se pode ver o Benfica de LFV em 13 anos ganhou 3 Campeonatos, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça (sem contabilizar a Taça da Liga, pois só surgiu em 2007-2008, onde o Benfica venceu 5 das 7 edições). Nos 13 anos antes de LFV o Benfica ganhou 3 Campeonatos, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça.

Tendo em conta o Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça, o Benfica ganhou exatamente o mesmo nos 13 anos de LFV e nos 13 anos mais negros da história do clube.

A nível internacional o Benfica nos 13 anos antes de LFV esteve numa final da Liga dos Campeões (1989-1990) e nos 13 anos de LFV não esteve em nenhuma. No entanto, no período de LFV o Benfica esteve em 2 finais da Liga Europa e no período pré LFV não esteve em nenhuma.

Atualmente, o Benfica é um clube sem transparência, que já nem jogadores vende a clubes, mas sim a fundos de investimento (duvidosos). É um clube que vende meia equipa a preço de saldos ano após ano num desespero que nunca se viu antes. É um clube que menospreza os adeptos e sócios. É um clube à deriva mergulhado em dívidas. Mas depois dá aquele ar de gozo com se nada passasse e compra toneladas de jogadores época após época dos quais 90% deles se revelam autênticos flops e muitos dos outros nem uma oportunidade têm.

LFV não pode de maneira alguma ser visto como um salvador. Deve ser visto como um coveiro, que enterrou o que estava morto e o pouco que estava vivo.




15 comentários:

  1. Deixa-me rir. Estávamos tão bem com Vale e Azevedo não estávamos? Se calhar já nem tínhamos clube!

    ResponderEliminar
  2. Genial! Gosto de vos verem colocar os pontos nos i's. Os vieiristas não compreendem mesmo nada e é por isso que o Benfica está minado. Penso que há algum exagero no artigo mas também penso que isso foi feito propositadamente para realçar o fracasso de Vieira a todos os níveis. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. O que os burros dos Vieirístas nuncam entenderam é que o Orelhas sempre foi portista e amigo do Bimbo (só em frente às cameras é que não, e manda recadinhos ao Bimbo através do Salvador) e que está lá para destruir o clube... obras faz muitas... através das suas empresas de construção e os sócios do Benfica... a pagar...

    ResponderEliminar
  4. dor de cotovelo, muita mesmo!!!

    ResponderEliminar
  5. Não sei quem és, nem interessa.. de titulos tu percebes.. mas de finanças.. vai ver a exposição da dívida do Benfica ao BES e vais perceber o que se está a passar este ano.. Quem manda nos clubes são os bancos que os financiam, e quando esses afundam levam tudo atrás.. tiveste 2 anos bons desportivamente, tirando o ridiculo final do ano passado. Não vendeste ninguem porque querias jogar a final da champions em casa e tiveste que fazer uma venda forçada em janeiro para pagares os ordenados.. agora acabou.se o "ar" e tens que vender para realizar capital que já nao vai vir do BES..
    Resumindo, as vendas que estás a fazer são um ajuste a um factor externo ao clube que era dificil de prever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual foi a parte da gestão financeira de LFV ser um fracasso que não percebeste? O Benfica tem a dívida que tem ao BES porque assim escolheu. Foi um risco que decidiu correr e hoje sofre as consequências dessa não diversificação de dívida. O Benfica paga juros anuais de 20M€ aproximadamente. Daria para sustentar um Ronaldo, por exemplo. O Vieira por onde passou destruiu tudo e o Benfica não foge à regra.

      Eliminar
    2. Quanto de juros pagam os outro clubes?
      O que tinhas antes deste presidente?
      Agora tens:
      Estádio, centro de estágio, museu, televisão... grande jogadores passaram pelo benfica... querias tudo de borla... sem juros.... o nosso país tens menos e paga muito mais!!!

      Eliminar
    3. Não merecias resposta mas gostei do teu humor.
      Segundo a tua teoria não interessam os meios para atingir os fins. Bravo!
      O Benfica tem isso mas nada está pago. Não vejo nenhum mérito nisso.
      Em relação aos juros já percebi que achas pouco. Genial. É por pessoas como tu que o Benfica está onde está.
      O Benfica fez investimentos avultados e o que ganhou com isso? Quantos títulos? Pois, bem me parecia. Para ti o negócio do Garay e Roberto devem ser negócios normais. Outros negócios são feitos e os sócios e adeptos nem sabem como. Mas são esses sócios e adeptos que metem dinheiro no clube. Para ti deve ser normal esta falta de transparência também. O LFV abafou toda a concorrência que tinha e por isso hoje sente-se isolado na linha da frente para fazer o que bem quer e lhe apetece, sem ter de dar justificações a ninguém.
      Eu sinceramente gostava de ver o LFV a apresentar contas consolidadas (sim, de todo o universo) e não de apenas o que quer e lhe apetece. Ele que torne isso público. Aí vamos ver que o Benfica não se vende só a fundos mas que efectivamente também está no fundo.

      Eliminar
  6. Yah, são esses "flops" que falas que te permitem que ano após ano tenhas sustentabilidade financeira e que tenhas capacidade suficiente no plantel para enfrentar e alcançar as fases mais adiantadas das competições em que estás envolvido, que te dão a oportunidade de ser campeão nacional e de fazer, época após época campanhas europeias do mais alto nível. São esses "flops" como Dí María, Ramires, Fábio Coentrão, David Luiz, Javi Garcia, Axel Witsel, Matíc e companhia Lda. que, sendo ativos altamente valorizados após a sua chegada ao BENFICA, são vendidos por valores exorbitantes que dão a oportunidade ao SLB de se reorganizar financeiramente, época atrás época. Porque não é só o momento atual que conta, tens de assegurar o futuro da maior instituição do Mundo. Como ? Construindo o Centro de estágios que tens atualmente, melhorar inúmeros fatores na formação que, ao ter sido feito antecipadamente, já está a dar mais-valias à equipa principal e por exemplo o Benfica Lab, que permite debelar lesões mais rápida e facilmente. É esta "fraca gestão" de Luís Filipe Vieira que fez com que o BENFICA passasse de um renegado e eterno gigante adormecido no futebol europeu, à quinta posição no ranking de clubes e a ter acesso à Liga dos Campeões pelo 1º pote, ocupado pelas maiores potências desportivas do Mundo. Tudo porque é mesmo isso que hoje o BENFICA É. Porém, pareces que desconheces este facto e a exigência que colocas é equivalente àquela que o SLB detinha, nos tempos de reconhecida glória. Não amigo,este é um clube que praticamente se formou de novo,que se reestruturou e que se revigorou totalmente; a todos os níveis. Obra de quem ? LFV, o "merdas" que veio do Alverca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costumo discutir futebol com pessoas que se fazem de imbecis (hoje vou abrir uma excepção). Sim, porque sabes muito bem a quem me refiro quando falo em flops. Poderia-te dar dezenas e dezenas deles só nos últimos anos mas não vou perder tempo. E se quiseres também te posso dar umas aulas de sustentabilidade financeira.
      O Benfica está em falência técnica (sabes o que isso significa?) vendendo por valores exorbitantes (como referes) alguns jogadores, algo que há poucos anos atrás era impensável. Mesmo assim o Benfica não consegue apresentar as contas equilibradas.
      Outro ponto: onde é que está escrito que sou contra o centro de estágios? Apenas argumento que o difícil não é mandar fazer, mas sim pagar. O difícil não é criar dívida, mas sim pagá-la.
      Reconheço algum mérito em algumas (poucas) coisas que LFV fez. Mas a porcaria que fez e continua a fazer não posso aceitar. Só cai naquilo que ele diz quem quer. Em cada entrevista que dá é só asneira que diz. Mentira em cima de mentira.
      Quando dizes "é um clube que praticamente se formou de novo,que se reestruturou e que se revigorou totalmente" não concordo. Isso é o que o LFV diz e consegue enganar alguns com isso. A mim não. No entanto respeito o teu ponto de vista e se o quiseres argumentar e enviar para o blog terei todo o gosto em publicá-lo. Grande Abraço

      Eliminar
    2. É muito facil de falar. O pessoal pensa que o futebol é como o football manager...

      Eliminar
    3. Começando pelo início: "Flops". Flop é um falhanço, algo que não corresponde às verdadeiras expectativas. Okay, vamos por aí então; criticando permanentemente o LFV, esqueceste-te de referir que, além de ser o "pior presidente da história do BENFICA",é também um péssimo treinador. Soa a estupidez, não ? Pois, também acho ...
      Ora bem, na tua opinião, a não rentabilização de alguns ativos tem a ver com Luís Filipe Vieira, sendo que para ti este facto é da sua responsabilidade, inteira. Sabendo também que LFV não tem um trajeto tão reconhecido no que diz respeito à específica área do futebol, não compreendo a tua indignação. O BENFICA tem uma vasta rede de scouting montada em várias partes do globo, com olheiros e pessoas próprias para avaliarem qualidades futebolísticas nos mais variados jogadores. Como tal, penso que LFV não deve ir fazer este delicado e minucioso trabalho à Argentina, Brasil, Sérvia, Rússia, China, etc., visto que tem colocados nessas mesmas regiões do globo os tais observadores trabalhados para essa função. Não tenho também conhecimento da qualquer habilitação do LFV para treinar uma equipa de futebol, não tem nenhum curso, nada. E é por isso que ele é presidente. Atende apenas aos pedidos das pessoas qualificadas (treinador, staff técnico), no que diz respeito à contratação de jogadores, tentando realizar os desejos dos mesmos para ter uma equipa competitiva e forte; não é responsável por o jogador não render em campo o esperado, de modo nenhum. Porque criticas então tão fortemente a postura de Luís Filipe Vieira neste caso em particular ? Que razão objetiva tens para o fazer ?
      Não percebo nada de dinheiros, finanças e nem sou adepto da matemática, visto que de certeza sou uns bons anos mais novo que tu, mas, O BENFICA trabalha com milhões de euros, não são com umas centenas ou alguns milhares de euros, não. Então, se não és contra a constante criação de infraestruturas que só beneficiam o Sport Lisboa e Benfica, também não deves ser contra a BTV, que serve de elo de ligação do clube aos sócios. Então, com tanto investimento, de certeza que saberás qual a razão do passivo não diminuir substancialmente. É que quando acabas de pagar as tais dívidas, o clube não pára e as exigências são cada vez maiores e novos investimentos aparecem, é assim, como a vida, se for estática e sem objetivos,não é interessante. Para haver sucesso, tem de haver um projeto a seguir e acho que isso está a ser conseguido no SLB, sendo por vezes as escolhas, neste caso, do LFV, não tão consensuais e lá está, tem de se respeitar as mais variadas opiniões, mas, na minha ótica,no fundo tudo está a ser feito para bem do BENFICA, atualmente e futuramente.
      E já agora, quanto ás contas não serem equilibradas, os relatórios e contas nos últimos anos não têm sido maioritariamente aprovados ?

      Eliminar
    4. Boas,
      Vou tentar responder de forma sucinta às tuas questões. Em relação aos flops: um treinador quando tem um jogador que não sabe dar 2 pontapés numa bola a culpa não pode ser dele. Mesmo um grande treinador que tem um jogador que não tem qualidade nunca irá fazer dele um bom jogador. A culpa não é do treinador mas sim de quem viu nele qualidades que não existiam. E aqui faço a interligação com o scouting. Obviamente que o Benfica à semelhança dos outros clubes tem pessoas qualificadas para isso. No entanto, há alguém que no clube que as escolhe e que tem de ser responsável também por isso. É inconcebível que ano após ano cheguem dezenas de jogadores em que muitos deles não tem a mínima qualidade. Claro que outros a têm mas a maioria não. Há jogadores contratados que nunca vestiram a camisola. Se o scouting está a falhar então tem de haver alguém que dê o corpo às balas para que não se continue nisto eternamente.
      Quando dizes que considero "a não rentabilização de alguns ativos tem a ver com Luís Filipe Vieira" não é bem assim. Considero apenas que o LFV tem culpa quando coloca à disposição do treinador jogadores sem qualidade que nunca irão ser rentáveis. Caso contrário a culpa é do treinador.
      Outro aspecto: tens razão quando dizes que não sou contra a criação de infraestruturas e da BTV. Sou apenas contra o facto de como essa dívida está a ser gerida. São empréstimos em cima de empréstimos. Por exemplo, talvez se o clube não estivesse feito com fundos de investimento houvesse muito mais dinheiro para alocar para onde fosse mais necessário. É o clube que os contrata, que lhes paga prémios de assinatura, prémios de prestações, salários,... e depois quando os vende os fundos ficam com uma percentagem assinalável da transferência. O clube às vezes até prejuízo tem. Assim é impossível abater a dívida.
      Quando dizes "Para haver sucesso, tem de haver um projeto a seguir e acho que isso está a ser conseguido no SLB" ok. Mas então porquê que nestes últimos 13 anos o porto ganhou 9 campeonatos e o Benfica apenas 3? (já para não falar nas outras competições) Afinal o projeto parece que não está a ser conseguido da forma como dizes. Desportivamente o Porto é mais sólido e quando fia apenas um ano sem ganhar é o caos. No Benfica isso não acontece. Existe um certo conformismo com o não ganhar no ponto em que na época passada ganharam quase tudo e nesta estão com aquele discurso de "ai e tal se perdermos tudo não faz mal porque o ano passado ganhamos quase tudo") Isto não é nada.
      Último ponto: "os relatórios e contas nos últimos anos não têm sido maioritariamente aprovados ?" tens razão e fico espantado como isso acontece.
      Abraço

      Eliminar
    5. 11 contra onze, acho que até o JJ concorda contigo. Ele ontem também se referiu à qualidade. JJ: "Só trabalho não chega, é preciso qualidade". É impossível fazer de mancos jogadores de futebol. Aquele Luis Filipe mete dó, como é que é possível alguém ver nele qualidades de um jogador de futebol? Não entendo.

      Eliminar
  7. A estupidez de cada pessoa mostrasse quando estas falam! ás vezes ´é preferivel passar por ignorante!
    Fala-se que nos 13 anos anteriores ao LFV o Benfica esteve numa final da CL! Contudo, esquecesse que com a introdução da Lei de Bosman (recomendo ao autor do post que leia e veja o que esta mudou no futebol moderno) muita coisa mudou no futebol!
    Não sei a cor futebolistica do autor do post, mas provavelmente falará alguém do clube mais corrupto do mundo, que apesar de todas as maroscas que fazem não foram castigados! Sigam o exemplo de Itália

    ResponderEliminar