quinta-feira, 23 de julho de 2015

Como contornar os fundos de investimento?

O dinheiro não cai do céu e os clubes portugueses estão com a corda ao pescoço em termos financeiros. Num passado recente dois grandes clubes recorreram a estratagemas para saírem da falência técnica em que se encontravam (capitais próprios negativos superiores a 30M€ e 100M€). O dinheiro não aparece do nada e quando se houve que um jogador X bateu o recorde de transferências num país por um clube endividado, o dinheiro tem de vir de algum lado. 
Existem formas de contornar as coisas. Em vez de um fundo adquirir uma parte do jogador, financia o jogador e cobra uma taxa de juro que corresponde a uma percentagem da mais valia. Simples. Basicamente é a mesma coisa mas de uma forma mais legal, como se de um empréstimo de um banco se tratasse. O clube terá de devolver o tal montante do "empréstimo" mais uma "taxa de juro". 
Às vezes o que se pensa ser uma mina de ouro torna-se numa de pirite. 

5 comentários:

  1. Foi o que fez o Porto com as compras deste verão.

    ResponderEliminar
  2. essa é a argumentação da doyen.

    a argumentação do nélio lucas é que a empresa onde ele trabalha tem o mesmo tipo de serviço bancário que um banco... concede empréstimos e cobra juros. Isso é ilegal, a doyen não tem licença bancária e pode ser processada pelo banco de portugal.

    ResponderEliminar
  3. A FIFA ao proibir os fundos de investimento no futebol quer tornar o Premier League numa NBA. A verdade é que na realidade os fundos abusam do poder que têm. Vejam o caso do Danilo do Braga: vendido por 15M e o clube só recebe 1M para além de ter suportado todos os salários e outros custos com o jogador. Isto é absurdo. A FIFA deve intervir mas nem 8 nem 80.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom post !

    elucidativo e verdadeiro.

    ResponderEliminar