quarta-feira, 30 de setembro de 2015

[Casos Cervi, Mitroglou e Paulista] Documentos oficiais do Sporting em praça pública

Foi revelado pelo Football Leaks, com documentos oficiais, o novo financiador do Sporting, que esteve por trás das aquisição de Paulista e das tentativas falhadas de adquirir Mitroglou e Franco Cervi.
Chama-se Recreativo Caála o clube angolano que compra futebolistas estrangeiros e os empresta ao Sporting. O seu presidente é o empresário António Mosquito, associado a grandes interesses económicos, em Angola e em Portugal.


Bruno Paulista

Um dos jogadores colocados no Sporting segundo esta via foi Bruno Paulista. O Bahia cedeu o médio brasileiro aos leões até 30 de junho de 2016, a troco apenas do pagamento dos salários, mas posteriormente este deve ser contratado a título definitivo pelo Caála.








Caso Cervi

Foram redigidas duas minutas relativamente ao caso Cervi, uma que previa a cessão dos direitos federativos ao Recreativo Caála pelo Rosario Central, a partir de 28 de janeiro de 2016, mas que previa que o futebolista treinasse no Sporting a partir de dezembro de 2015. A outra respeitava a um contrato de cedência temporária, entre o Caála e o Sporting, até 30 de junho de 2017, com a hipótese de prorrogar esse empréstimo “por épocas sucessivas”, até 30 de junho de 2021. Este contrato seria feito “a título gratuito”, na prática, nas condições em que Bruno Paulista está agora no Sporting.
Um documento assinado pelo administrador da Sporting-SAD Carlos Vieira, em 7 de setembro de 2015, propunha aos argentinos a aquisição dos direitos económicos do futebolista por 3,85 milhões de euros. E as condições de pagamento seriam as seguintes: 1,925 milhões liquidados de imediato; 962.500 euros em 1 de fevereiro de 2016; e mais 962.500 euros em 1 de julho de 2016.
Este plano seria aplicado se Cervi chegasse ao Sporting no fim da época 2015/16, mas caso se transferisse de imediato, o pagamento seria feito a pronto.
O acordo do Sporting com o Rosario Central, Franco Cervi e o seu agente, Martin Moreno, estava em andamento, mas, segundo publicou Record, em 9 de setembro, Raúl Broglia, presidente do clube, revelou entraves importantes: “Houve questões, mas não vale a pena revelá-las agora. Eles tinham, por exemplo, um grupo de investidores de um país a que não estamos habituados”, que seria Angola...
Na altura, num documento assinado pelo administrador da SAD Guilherme Pinheiro, o Sporting propunha deixar Cervi emprestado ao clube de origem, em 2015/16, e nas seis épocas seguintes pagar-lhe-ia sucessivamente 820 mil euros, 920 mil euros, 1,02 milhões, 1,12 milhões, 1,22 milhões e, finalmente, 1,32 milhões.
O Sporting comprometia-se também a pagar ao jogador os 15% que seriam responsabilidade do Rosario Central. O plano previa ainda o pagamento faseado da comissão ao intermediário Martin Moreno, conforme se pode ver no documento em anexo. No total seriam 517,5 mil euros. Mas o jogador acabaria no Benfica.

Caso Mitroglou

Relativamente a Mitroglou, o contrato de empréstimo por uma época (até 30 de junho de 2016) pressupunha que o Sporting pagasse aos ingleses da Premier League uma taxa de 800 mil euros e a garantia do direito de opção para a aquisição do jogador a título definitivo, depois de 1 de junho de 2016, a troco de 7 milhões de euros, liquidados em três prestações – 3 milhões até 15 de julho de 2016; 2 milhões até 31 de julho de 2017; e 2 milhões até 31 de janeiro de 2018.


Jorge Jesus
Também o contrato foi tornado público onde surgem os valores do vencimento do treinador, na ordem dos cinco milhões de euros anuais, e ainda os respetivos prémios, como por exemplo dois milhões pela conquista do campeonato nacional. O técnico já terá ganho 200 mil euros pela conquista da Supertaça.



Sem comentários:

Enviar um comentário