terça-feira, 29 de maio de 2012

E se o Gaitán não sair? E se o Cardozo não for vendido?


Mais uma vez o Benfica começa a preparar uma época sem ter como principal foco o setor mais fraco da equipa. E mais uma vez começa a contratar a pensar que o Gaitán já foi vendido. Não sei até que ponto o Manchester United ou outro clube qualquer vai neste momento dar 25 milhões por um jogador que oscilou muito entre exibições razoáveis e exibições medíocres.
A péssima gestão de Luís Filipe Vieira fez com que o Benfica não tenha estofo para manter uma equipa dois anos consecutivos. O Benfica nos últimos anos fez vendas recorde. Vendeu Simão, Di Maria, Ramires, David Luiz, Fábio Coentrão. Encaixou milhões e milhões de euros em vendas de jogadores. Este ano teve receitas da Liga dos Campeões de 20 milhões de euros. Eu pergunto, se não vendêssemos quem vendemos e se não chegássemos onde chegamos na Champions quanto precisaríamos para equilibrar as contas? Faz sentido administradores auferirem quase meio milhão de euros por ano? Poupem-me.
Se o Gaitán não sair, o que na minha opinião é o mais lógico o Benfica ficará com jogadores que podem desempenhar o mesmo papel para dar e vender. Para além de Gaitán, o Benfica tem Yannick Djaló (podendo este também jogar como avançado mais móvel), Nolito, Bruno César mais o Melgarejo, Ola John e Hugo Vieira. Mas ainda se fala em mais (Salvio, Jesé, Elia, por exemplo). Em condições normais só dois jogarão de início e o Benfica tem pelo menos 7.
Para a frente de ataque o Benfica também já contratou Djaniny. Pretende ainda mais um avançado (Caballero?). Tem no plantel Nelson Oliveira, Rodrigo, Cardozo e Saviola. Tem ainda emprestados Alan Kardec, Franco Jara, Rodrigo Mora, entre outros que muito dificilmente entrarão nas contas do treinador quer a curto, quer a longo prazo. No máximo só dois jogarão de início.
A meio campo o Benfica tem opções q.b. . Contratou o jovem Derlis González. Carlos Martins poderá regressar. Yartey merece uma oportunidade.
Na defesa é o “Ai valha-me Deus”. No lado direito temos o pulmão inesgotável do grande Maxi. E quando Maxi parar?
A centrais Luisão e Garay abafam a concorrência (que por sinal é fraca). Roderick deve voltar. E merece voltar por aquilo que fez no Servette.
Na esquerda é o caos. Emerson está no patamar abaixo do muito fraco. Nunca percebi o empréstimo do Carole. Se não tivesse sido emprestado era de caras titular neste Benfica.
Na baliza Oblak é jovem de mais para ficar parado. Já basta o Mika.
Ponto da situação, Hugo Vieira veio para o Benfica para não jogar porque é português e veio a custo zero. Gaitán, Cardozo e Saviola eram bem vendidos. É preciso sangue novo no ataque. E meninos que fazem birra é despachar que se faz tarde. É preciso um defesa esquerdo definitivamente. Um substituto para Maxi, que na minha opinião Wass bem trabalhado até daria um bom defesa direito. E um defesa Central acima da média. Medianos já basta o que o Benfica tem como substitutos.
Mas para além disso o Benfica precisava e merecia uma gestão digna.

Sem comentários:

Enviar um comentário