segunda-feira, 7 de maio de 2012

“Título do FC Porto é um tributo dos árbitros!”


João Gabriel: “Título do FC Porto é um tributo dos árbitros!”O director de comunicação do Sport Lisboa e Benfica, João Gabriel, concede esta segunda-feira uma entrevista ao jornal desportivo “A Bola”, onde afirma que o título de campeão nacional desta temporada foi um tributo dos árbitros ao FC Porto.

“O título de campeão deste ano é um tributo da arbitragem ao FC Porto e o convite a Pedro Proença para apitar o jogo de sábado [FC Porto - Sporting] foi uma justíssima homenagem. A partir de um determinado momento foi evidente que o Benfica passou a ser prejudicado. É curioso que o ano passado o ataque verificou-se logo nas primeiras jornadas do Campeonato, este ano sucedeu o contrário, aconteceu tudo na parte final, mas tudo o resto foi exactamente igualmente descarado. Acho que a agressão ao Aimar na grande área da Académica ser transformada em falta atacante é um monumento ao descaramento”, afirma.

O director de comunicação do Clube da Luz considera que não há coincidências e recorda, por exemplo, que dois árbitros voltaram a prejudicar o Benfica, tal como já tinha acontecido no passado recente. “Há uma coisa em que não acredito: em coincidências. Um ano e meio depois de Olegário Benquerença ter feito o que fez em Guimarães, na época passada, volta a apitar um jogo do Benfica e fazer vista grossa de dois penalties que são verdadeiros casos de atropelamento e fuga na área do Rio Ave, não é coincidência. Dois anos depois do Pedro Proença ter transformado uma simulação descarado do Lisandro em penalty, no Dragão, ter, este ano, validado um golo em fora-de-jogo na Luz – mas atenção que não é um fora-de-jogo de centímetros, é de metros – outra vez num jogo contra o Porto. Tudo isto tem de começar a ser motivo para os responsáveis da arbitragem se interrogarem e começarem a fazer uma limpeza séria, isto se estiverem interessados em trazer verdade ao nosso futebol”, disse.

Erros sempre para o mesmo lado
João Gabriel admite que os árbitros têm o direito de errar, no entanto, lembra que o prejudicado foi sempre o mesmo, ou seja, o Benfica. “O erro faz parte do futebol. Todos temos direito a errar, é a natureza humana, mas quando se erra prejudicando sempre os mesmos, isso já não são erros é manipulação. Portanto, repito o que já tinha dito há um mês, a classificação deste Campeonato está aldrabada e quando se concentram em pouco mais de cinco jogos tantos erros temos efectivamente de nos perguntar: como é possível?”, questiona.

O director de comunicação deixa ainda críticas à Justiça portuguesa. "O verdadeiro responsável por esta situação, não contando com o fraco carácter de algumas pessoas, é a Justiça portuguesa, porque efectivamente, há um par de anos, escancarou as portas à ideia de que valia tudo, de que algumas pessoas beneficiam de total impunidade e a verdade é que essas pessoas assustaram-se numa determinada altura, mas entretanto parece que tudo voltou a ser como era dantes. Faz sentido haver árbitros, a seguir a Guimarães, que nas reuniões técnicas, antes dos jogos, ameaçavam os responsáveis do Benfica?, questiona novamente, acrescentando: “Ameaçar talvez não seja a palavra certa. Intimidavam talvez seja a forma mais adequada de caracterizar a atitude de que, pelo menos, dois árbitros tiveram a seguir a Guimarães, nessas reuniões técnicas com os responsáveis do Benfica.”

Ao longo da entrevista João Gabriel também falou sobre o futuro de JJ afirmando que "não temos de mudar de treinador, temos que mudar de árbitros".

João Gabriel deu assim a cara pelo clube ao contrário do presidente que se esconde nos maus momentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário