sábado, 23 de agosto de 2014

Estádio vazio pode ser sinal de mais receita

O Benfica é o clube português que mais adeptos leva ao estádio. Na época 2013/2014 o Estádio da Luz registou uma média de 43.613 espetadores por jogo (um total de 654.194 espetadores, nos 15 jogos da competição disputados em casa).

O Sporting foi o segundo clube com melhor afluência ao seu estádio (505.539 no total, 33.703 de média), seguido do FC Porto (430.278 e 28.685).

Capacidade dos Estádios:
Luz: 65.647
José Alvalade: 50.049
Dragão: 50.948

Em média, o Benfica só utiliza 66% do recinto, o Sporting 67% e o Porto 56%. No caso dos rivais de Lisboa 1/3 do estádio está vazio e no caso do Porto a situação é ainda mais preocupante.

Um explicação para isto reside no preço dos bilhetes, normalmente com preços demasiado elevados.

A ideia, à partida, para combater isto pode parecer simples mas pode ser errada. Se os clubes diminuírem o preço dos bilhetes, mais pessoas vão ao estádio e o clube pode faturar mais com isso. Isto leva-nos ao conceito da elasticidade preço da procura, ou seja, quanto menor for o preço, maior será a procura.

Contudo, pode haver um erro pelo meio.

Por exemplo, imaginemos que um clube que pratica um preço médio de 25€ por bilhete leva em média 40.000 espectadores ao estádio. Ao diminuir o preço do bilhete para 20€ passa a levar 45.000, ou seja, mais espectadores. No entanto, no primeiro caso o clube faturava 1 milhão de euros e no segundo 900 mil euros. Ou seja, apesar do aumento do número de espectadores o clube ficava prejudicado em termos de receitas. Por isso, um estádio mais vazio pode ser sinal de mais receita.

Isto é o que de certa forma se verifica no futebol. Nem sempre mais espectadores trazem mais receita e aqueles preços que parecem irracionais traduzem-se numa estratégia racional. Se realmente mais espectadores trouxessem mais receita, obviamente que os clubes preferiam isso. As coisas foram pensadas e nada é por acaso.

1 comentário: