quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrevista exclusiva a Cândido Barbosa

Entrevista a Cândido Barbosa em exclusivo para o blogue 11 Contra Onze


O 11 Contra Onze entrou em contacto com Cândido Barbosa, o qual se disponibilizou a responder a algumas perguntas. Com o decorrer da 74ª Volta a Portugal e sendo CB Embaixador da Liberty Seguros o tempo por esta altura torna-se escasso. Por isso o 11CO agradece desde já todo o tempo dispensado por CB para tal.


Apelidado de "Foguete de Rebordosa" e conhecido também como o ciclista do povo, CB uniu durante anos ao ecrã da televisão milhares de portugueses a torcerem por si. Levou outros milhares para as ruas com mensagens de apoio e carinho. Levava um povo à explosão com vitória em etapas. E foram muitas. Somou mais de uma centena de vitórias ao longo da sua carreira. 


A 29 de Junho de 2011 o ciclismo ficou mais pobre com o final da sua carreira de profissional devido a problemas físicos.


11 Contra Onze: O nome Cândido Barbosa tornou-se um nome incontornável no ciclismo português. Conseguiu dois segundos lugares (2005 e 2007) e um terceiro em 2006 na geral da Volta a Portugal mas nunca conseguiu vencer uma Volta a Portugal. Acha que ao fim de tantos anos de carreira esse é o sabor amargo que fica?

Cândido Barbosa: Sem dúvida que se tivesse conseguido uma vitória na geral da Volta a Portugal, estaria muito mais satisfeito, no entanto não fico com um sabor amargo, pois dei tudo o que podia dar e por isso estou orgulhoso da carreira que construí.

11CO: A RTP batia recordes de audiência sempre que o Cândido discutia a vitória até ao fim. Sentia esse apoio do povo? Sentia que era o ciclista português mais bem acarinhado por parte dos portugueses?

CB: Sim, sem dúvida que sentia o apoio e carinho dos portugueses. Foi essa motivação extra que me fez chegar tão longe.

11CO: Considera que este ano a Volta está mais pobre sem a presença de nenhuma equipa da Protour (escalão máximo) na corrida?

CB: Não, até porque o que faz uma Volta a Portugal estar mais desfalcada, na minha opinião é a ausência de referencias nacionais que estão a correr além fronteiras, como por exemplo o Rui Costa, André Cardoso o Manuel Cardoso, entre outros.

11CO: Como vê uma Volta a Portugal dominada por equipas estrangeiras?

CB: Vejo a volta a perder audiência por não ter portugueses a disputarem etapas e até mesmo a geral. O povo português e eu próprio gostamos de torcer e ver a Volta para que vença um português.

11CO: Quem acha que são os favoritos a vencer a Volta a Portugal este ano? Qual considera ser a equipa mais forte?

CB: Na minha opinião a Volta este Ano poderá, entre as equipas portuguesas, ser disputada entre Nuno Ribeiro, David Blanco e o Ricardo Mestre. No que diz respeito às equipas estrangeiras, poderemos ter surpresas. A equipa mais forte, considero ser a equipa do Efapel.

11CO: Este ano a Volta não tem a etapa com a chegada ao Alto da Nossa Senhora da Assunção. Como vê isso?

CB: Lamento, pois a mesma já era uma chegada mítica da Volta a Portugal, mas acredito que a organização terá tido motivos fortes, para não a incluir.


Obrigado Cândido Barbosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário