quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FC Porto adulterou também a data da sua fundação?

Hoje, 27 de Setembro de 2012, veio a público que Antero Henrique, dirigente da SAD portista, disse ao Conselho de Arbitragem não querer Duarte Gomes e Bruno Paixão a dirigir jogos do clube. Mas isto ainda continua? Reuniões secretas? Porquê que só o FC Porto é que pode escolher os árbitros? Porquê que elementos do Conselho de Arbitragem (presidente Vítor Pereira, vice-presidente Antonino Silva e vogal Lucílio Baptista) se reúnem às escondidas com dirigentes do FC Porto? É por estas e por outras que o FC Porto tem a fama que tem.

Amanhã, 28 de Setembro de 2012, supostamente o FC Porto comemora 119 anos. Supostamente porque até a data de fundação pode ter sido adulterada.

Segue uma prova de que a data de fundação do FC Porto não é 1893, como o FC Porto proclama, mas sim 1906. Quando o Boavista completou 73 anos de vida, o FC Porto completou 70... O Boavista foi fundado em 1903. Logo, o FC Porto foi fundado em 1906. Fonte? O então reputadíssimo Jornal de Notícias...






Há quem defenda que António Nicolau de Almeida foi o pai do nascimento, mas o FC Porto «invernou» até que, em 1906, José Monteiro da Costa o despertou.
O FC Porto nasceu em 28 de Setembro de 1893. Não oficialmente, porque só em 1906 elaborou os seus estatutos e formou-se como sociedade desportiva devidamente constituída. Mas antes, em 1893, é possível encontrar referências a um Football Club do Porto, que era dirigido por António Nicolau de Almeida, que terá sido a semente do clube «refundado» por José Monteiro da Costa, este sim devidamente constituído, berço do FC Porto que hoje se conhece.

Por outras palavras:
Ano 1893 - fundação do FC Porto (não oficialmente)
Ano 1906 - reactivação do FC Porto como sociedade desportiva.

Qual o motivo pelo qual as gentes do FCP demoraram tantos anos a descobrir o facto "1893"?





Sem comentários:

Enviar um comentário