terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A 2 e a 5 pontos



São muitos os blogs que estão a criticar fortemente Jorge Jesus após o desaire frente ao Vitória de Guimarães dizendo entre muitas coisas, que não tem dimensão suficiente para ser treinador de sucesso do Benfica. Ora bem, eis como um treinador passa de bestial a besta em menos de uma semana. Que treinadores teve o Benfica nos últimos anos em termos de dimensão? Ronald Koeman? Fernando Santos? Camacho? Chalana? Quique Flores? Pois, bem me parecia. JJ vai na terceira temporada de águia ao peito e, na minha opinião, tem feito um bom trabalho. Desde o fim da década de 80 e início da década de 90 que o Benfica não tem um treinador 3 anos consecutivos, o último foi Sven-Göran Eriksson (1989/90-1991/92). JJ já bateu alguns recordes de Eriksson mas isso vale o que vale, zero.
É verdade que JJ errou. Como é possível um treinador com a sua experiencia cometer erros tão graves a esta altura do campeonato? Mas uma coisa também é certa, não se pode julgar um treinador por 2 jogos. Quando JJ veio para o Benfica trouxe consigo o futebol e o futebol espetáculo. Desde os anos 90 que a equipa apenas jogava à bola e quando jogava (sim, é verdade, éramos roubados constantemente, mas isso também não pode ser desculpa para tudo). Com a entrada de JJ na Luz o Benfica iniciou uma nova fase. Foi necessário enraizar uma mente vencedora nos jogadores e escolher jogadores segundo critérios mais rigorosos.
Esta época o Benfica soma 3 derrotas, sendo que nestes 3 encontros Javi não jogou.
Sobre o jogo, Matic não é Javi, nem pouco mais ou menos. Ao jogar com Matic tem de jogar obrigatoriamente com Witsel (como é possível um jogador como Witsel ficar no banco?). As substituições não ocorreram no timing correto. Muito tardias. Emerson prova jogo após jogo ser o cancro da equipa, sem dúvida alguma.
Ponto da situação, o “criador dos novos momentos do futebol” tem apenas 2 pontos de vantagem sobre o miserável Porto de Vitor Pereira. E o Braga está à distância de uma mão cheia de pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário